Escola de Currais recebe o prêmio Alpha-10 por desempenho na alfabetização

Educação - 06 de Junho de 2023 - 17:05:15

Escola Jorge Rodrigues ficou entre as 10 melhores do Piauí no Saepi.

O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (29), o “Pacto pela Educação”, que cria o Sistema Estadual de Educação  que tem como meta fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios.

Durante a solenidade de assinatura, o governador Rafael Fonteles fez a entrega do Prêmio Alfa-10, que beneficia as escolas públicas estaduais e municipais do território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPaic).

Nesta primeira edição foram premiadas 12 escolas, sendo uma de Currais: a U. E. Jorge Rodrigues Dos Santos, que na avaliação ficou em 10º lugar entre todas as escolas do Piauí.

Estiveram presentes representando o município de Currais o vice-prefeito Cledim; e a secretária de Educação, Analícia Alves, juntamente com sua equipe.

Currais vem avançando bastante na área da Educação nos últimos anos, prova disso são os resultados obtidos em avaliações como o Saepi e o Ideb, com avanço significativo em relação a anos anteriores. Além disso, na atual gestão do prefeito Raimundo Sobrinho, estão sendo feitos investimentos significativos na infraestrutura das escolas na zona urbana e zona rural.

A secretária Analícia Alves, em contato com nossa reportagem, destacou  esses avanços: “Queremos externar a nossa gratidão primeiramente a Deus. Ao nosso incansável prefeito de Currais Dr. Raimundo Sobrinho, o qual nos confiou essa missão de liderar a educação da nossa cidade e por ter colocado a educação do nosso município na lista das prioridades e investimentos. A toda a nossa Equipe que faz a educação da cidade de Currais. A Equipe do PPAIC Cleyton Araújo, Miguel Medeiros e Luzilda Bezerra, bem como a equipe da 14ª GRE de Bom Jesus pelo apoio e dedicação. A Equipe da nossa escola premiada Jorge Rodrigues dos Santos, a Coordenadora Gorete de Sousa, a Diretora Edinailma, Diretor Tiago, Diretora Teresa, a Ex-Diretora Janilde Sabino, Ex-Diretor Rivaldo, a

Professora da turma premiada Valdiana Oliveira, a nossa gratidão. Ressaltar que nada seria possível se não houvesse esta união. Dizer que é muito gratificante poder trabalhar em uma gestão em que a prioridade é o bem comum da população. Obrigada prefeito por nos confiar esta pasta importante acreditando que pudéssemos levar nossa educação a grandes patamares no estado do Piauí.  E assim estamos cumprindo com essa determinação. Ao povo de Currais pela credibilidade depositada em nós, e a todos os envolvidos na construção desse resultado. Parabéns e obrigada à todos”.

As demais escolas premiadas foram: E. M. Almerinda Da Fonseca (Bom Jesus); E. M. Floresta Moderna (Bom Jesus); Escola Reunida Francisco das Chagas Sousa (São José do Divino); U. E. Gabriel Lima (Castelo Do Piauí); E. M. Padre João Batista Gougeon (Água Branca); U. E. Monsenhor Uchôa (Domingos Mourão); E. M. Tia Amélia (José De Freitas); U. E. Dirceu Mendes Arcoverde (Floresta Do Piauí); E. M. Virgínia Freire (Coivaras); E. M. São Francisco (Inhuma) e E. M. Orlando Geraldo Rego De Carvalho (Teresina).

Os valores da premiação variam entre R$ 80 mil e R$ 60 mil por escola premiada, dentro dos critérios do prêmio. Um investimento de R$ 1.100.000,00 destinados às escolas contempladas na primeira edição do prêmio.