Prefeitura de Currais realiza VI Jornada Pedagógica; “salário em dia e valorização da classe”

Data de Publicação: 01/02/2024

Com a participação de um grande número de profissionais da educação: professores, gestores, zeladores, vigias, merendeiras, coordenadores da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura Municipal de Currais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos últimos dias (29,30,31) de janeiro, a VI Jornada Pedagógica, que veio com o tema este ano: “As relações pessoais, interpessoais e intrapessoais como fatores importantes para o desenvolvimento do socioemocional da comunidade escolar”.

Dentre as autoridades locais, estiveram presentes o prefeito Raimundo Sobrinho, o vice-prefeito Cledim Araújo, a Secretária de Educação Analícia Alves, a presidente da Câmara Jardete Alves, além de outros vereadores e secretários municipais.

O evento teve a abertura no Pavilhão de Feiras e Eventos, e nos dias que seguiram, na escola Hélio Figueiredo da Fonseca.

Durante as falas de abertura, o vice-prefeito Cledim destacou os avanços na área da Educação desde o início da gestão, setor que vem passando por melhorias tanto na estrutura física quanto pedagógica das escolas, traduzido em alcance de números, índices que elevam a qualidade da Educação do município, colocando o ensino de Currais entre os melhores do Piauí.

Durante os três dias de atividades, os palestrantes abordaram temas como Relações pessoais, interpessoais, motivação, autoestima, inclusão, trabalho em equipe, conduta assertiva, dentre outros.

A Secretária Municipal de Educação, Analicia Alves, enfatizou que os desempenhos e avanços só foram possíveis graças ao apoio do nosso prefeito Raimundo Sobrinho e principalmente pelo esforço coletivo de toda a equipe que faz a Educação do Municipio.

“No ano de 2024, estamos focados em continuar desenvolvendo projetos que possam elevar cada vez mais a qualidade de ensino da nossa educação e para isso iniciamos com um planejamento de estratégias muito mais apurado que possa garantir maior probabilidade de sucesso e avanço na aprendizagem dos nossos alunos. Atualmente, temos buscado desenvolver projetos e ações com intuito de melhorar e ampliar nossos índices, assegurando o direito e a valorização dos nossos profissionais. Otimizamos metodologias e estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, disse Analicia.

Em sua fala, o prefeito Raimundo Sobrinho reafirmou o compromisso da gestão com a Educação, com salário em dia e valorização da classe. Na ocasião, o gestor anunciou o reajuste do piso salarial dos professores e a criação e implantação do plano de cargos e salários que contemplam todos os auxiliares e demais cargos concursados com aumento inicial médio de 20 a 25%. Declarou que Currais vem ganhando destaque regional, estadual e nacional em todas as esferas da ADM municipal, atingindo índices importantíssimos e recebendo premiações pelo trabalho executado com excelência. Destacou ainda a parceria com o vice Cledim, os vereadores e todos os secretários e funcionários municipais e através desta vem garantindo ao cidadão Curralense mais autoconfiança, respeito, seguridade além do desenvolvimento em todas as áreas.

“Assim que assumi a gestão me reuni com os profissionais da educação e fiz um compromisso com eles, de realizar o pagamento dentro do mês. Estamos entrando no quarto ano da gestão e estamos cumprindo à risca esse compromisso. Além disso, estamos com as obras estruturais do município a todo vapor e iremos concluir as reformas e ampliação de todas as escolas na zona rural e na sede, para que todos possam se sentirem mais motivados e tenham um ano letivo como merecem”, disse Raimundo Sobrinho.